Vinicius Matos

fevereiro 15, 2009

Ética na fotografia e na vida!

Filed under: Opinião — Vinicius Matos @ 4:13 pm

Mais um super texto escrito pelo talentoso Armando Vernaglia

az tempo que ensaio um texto sobre ética mas duas considerações atrasavam a idéia. Uma era o pensamento de que tudo que havia para ser escrito sobre esse tema já o tinha sido, e outra é que em geral meus predecessores neste assunto tinham infinitamente mais preparo filosófico do que eu e portanto escreveram com mais propriedade.

Embora eu continue não sendo um filósofo (nem de longe), tenho visto tantos casos de falta de ética que conclui definitivamente sobre a necessidade de escrever sobre o tema.

Vou apresentar um exemplo que sozinho carrega tudo o que quero dizer sobre este tema.

Recentemente processei uma empresa que roubou fotos de minha autoria e que estavam no site de um cliente meu. Aqui temos um grande exemplo de falta de ética, afinal um concorrente roubar material do outro para promover os próprios serviços é lamentável, difícil de achar adjetivos para isso.

O caso continua pois ao mover o processo tive que ficar frente a frente com os ladrões em uma audiência no tribunal. A defesa da empresa que roubou alegou que eu não era o autor das fotos, e sim que elas tinham sido feitas por uma “profissional” e a mesma testemunharia.

Imaginem alguém na minha frente dizendo que eu não fiz aquilo que eu podia facilmente provar que tinha feito, e também diante de uma autoridade do poder judiciário.

Entra na sala de audiência a “fotógrafa” elencada como testemunha para dizer que as fotos eram de autoria dela. O interessante é que eu tinha testemunhas (cliente, assistente e outros), contrato, arquivos originais e tudo mais que ela não tinha.

De tantas demonstrações de falta de ética que já presenciei, esta foi das maiores e mais bizarras. Como alguém que se diz profissional de fotografia chega ao ponto de ir contra outro de sua classe utilizando-se de mentira em um tribunal?

O fato é que ao ser questionada fortemente pela juíza sobre alguns detalhes do trabalho e ao ser advertida de que mentir em um tribunal pode render algum tempo na cadeia, a “fotógrafa” tratou de voltar atrás e dizer que não era a autora. Ela deixou o local calada e envergonhada. Nunca saberei os motivos dela, se financeiros ou por amizade a alguém da empresa, o fato é que nada justifica.

O processo continua em andamento, já com sentença favorável a mim mas aguardando as infinitas possibilidades de recurso que nossa justiça prevê.

Este é um caso, tenho outros. Outras duas empresas já roubaram fotos minhas, fotógrafos copiaram textos deste blog e o apresentaram como artigos próprios, fotos minhas já foram plagiadas sem a menor menção de que fossem inspiradas em meu trabalho e assim vai indo.

Devo dizer que eu ficaria honrado com a menção de ter sido o influenciador de um trabalho. Assim como fico feliz toda vez que sou publicado em blogs sérios e devidamente creditado como autor. Mas muitos não optam por este caminho, apenas copiam e roubam como se isso fosse normal ou aceitável.

Ainda não citei todos os concorrentes que se disfarçam de clientes e mandam e-mails ou telefonam para meu estúdio tentando saber meu orçamento para algum trabalho. Se querem saber quanto eu cobro basta perguntar abertamente. Sempre ajudo alunos na montagem de orçamentos, faria o mesmo para um concorrente, não tenho problemas quanto a isso, mas os que sofrem da falta crônica de ética preferem adotar algum plano de sabotagem.

Nossa profissão carece de ética, de boas práticas profissionais, de respeito, de sentido de classe, de tantas coisas que as vezes penso mesmo que fotografia não é profissão, e sim apenas um trabalho que qualquer um faz, basta comprar uma câmera e sair dizendo que é fotógrafo, o mesmo vale para ilustradores, designers, cinegrafistas, publicitários e tantas profissões que sofrem de problemas semelhantes.

Espero estar enganado, que eu tenha apenas tido azar, mas algo me diz que não foi bem isso.

Nos vemos em 15 dias,

[]’s
Armando Vernaglia Jr

About these ads

4 Comentários »

  1. Me lembra muito uma aula que tive com um fotógrafo de casamento aí… sábias palavras que me deram uma nova visão sobre essa profissão que estou prestes a encarar. Crescer junto com os outros é muito saudável, além de fazer muito bem pra consciência. É isso aí.
    Abraço.

    Comentário por Felipe Tenponi — fevereiro 16, 2009 @ 10:24 pm | Resposta

  2. Oi Vinícius, esta semana será muito intensa e agitada para você, porém lendo tudo isso que o Armando escreveu e recordando de um post seu onde falava da quantidade de câmeras profissionais que você contou em um casamento que estava fotografando fiquei com algumas dúvidas em ser ético ou não. Sempre gostei de fotografar, e em todos os lugares que eu vou costumo levar minha câmera, a diferença agora é que antes usava uma compacta e agora levo uma reflex; minhas fotos são sempre para arquivo pessoal, me vejo agora diante de um dilema. Minha namorada está formando e o que não falta em uma formatura são fotógrafos profissionais e formandos para serem fotografados, pensei em levar minha câmera, pois por maior que seja o número de fotógrafos cobrindo o evento, nenhum deles conhece tão bem minha namorada, seus pais e familiares. Mas até que ponto seria ético ou não da minha parte fazer isso, mesmo sabendo que a minha intenção não concorrer ou atrapalhar o trabalho dos profissionais que ali estão?
    Grande abraço

    Comentário por Adriano — fevereiro 17, 2009 @ 11:06 am | Resposta

  3. Oi Vinícius, estou aqui a fazer um trabalho de ética e gostaria de saber se posso usar esta sua imagem, gostei muito dela. é só pra colocar como plano de fundo dos meus slides. Um abraço, Kamilla.

    Comentário por KAMILLA — março 27, 2009 @ 12:55 am | Resposta

  4. BomDiaBrasil2011…
    JOSÉ SERRA!Presidente do Brasil2011…
    Brasil de Portas Abertas a Ética com Inteligênica.

    Comentário por Marta Maria Mendes Diniz — setembro 22, 2009 @ 7:45 pm | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: