Vinicius Matos

janeiro 13, 2009

Blog do Vernáglia

Filed under: Blogs favoritos — Vinicius Matos @ 10:29 pm
Tags: , ,

Alguém aqui conhece o BLOG do Vernáglia? Muito bom por sinal. Ele é muito lúcido em suas opiniões e escreve muito bem. Pena que posta só de 15 em 15 dias. Abaixo seu último post!

Ação = Reação

O ano começou, estamos em 2009, percebeu? Não? Então corre. Parece bobagem mas existem algumas lendas brasileiras como a de que o ano só começa depois do carnaval. Se isso for verdade então estamos realmente perdidos, mas penso sinceramente que não.

O título que dei a este texto vem da famosa lei da física, a terceira lei de Newton, que diz mais ou menos o seguinte: ao aplicar uma força sobre alguma coisa, receberá desta uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário.

Antes que pensem que fiquei louco e resolvi escrever sobre física, vou explicar melhor.

Tudo o que fazemos gera uma reação, tendo como exceção a esta regra o momento em que fazemos nada, pois para isso não temos reação. Quer dizer, temos sim.

Ao fazermos nada as contas continuam chegando, o saldo segue curso decrescente, os clientes continuam desaparecendo e o nosso nada vai produzindo um tremendo prejuízo.

O ano começou e se você está esperando o carnaval passar, pode ser que mais coisas passem, como oportunidades, dinheiro, clientes entre tantas outras possiblidades desejáveis.

Vou exemplificar o princípio enunciado por Newton com uma experiência própria.

No final do ano passado os negócios haviam dado uma parada, sempre no final do ano isso acontece mas com as notícias de crise algo parecia pior do que o usual. Ficar assistindo TV em tempos de crise só serve para dar depressão.

Resolvi aproveitar o tempo e produzir meu cartão de Natal. Um processo longo pois eu tive uma ótima idéia, mas que exigia produção complexa e inédita para mim. Havia resolvido produzir um filme em stop motion.

A decisão gerou um conjunto de ações que incluíram sair noites seguidas para fotografar, passar dias tratando e organizando as imagens, aprendendo um programa de edição de filmes e finalizando tudo. Nove dias depois estava pronta minha mensagem de Natal.

Publiquei na internet e enviei meu tradicional mailing para amigos, clientes e alunos, etapa que durou um dia de trabalho, totalizando dez do momento que tive a idéia até o passo final. A partir daí começa a reação. Vejam que para uma ação que consumiu dez dias de trabalho técnico, criativo e físico deveria gerar uma reação e tanto.

O fato é que diferentemente do que foi dito por Newton, a reação foi muito maior e em todas as direções. O vídeo teve mais de mil e quatrocentas visitas e foi veiculado em outros blogs, inclusive o de um jornal de grande circulação. O Blog do Vernaglia teve quase duas mil visitas só nos dias imediatamente antes e depois do Natal, recebi e-mails e mensagens de pessoas do Brasil inteiro.

A reação durou até o 10 de janeiro aproximadamente, quando finalmente caiu a taxa de visitação do vídeo, somente quinze dias após o Natal.

Após ter dito tudo isso, quero deixar dois parágrafos finais.

O primeiro para agradecer aos blogs Fotocolagem, Let’s Blogar e Pictura Pixel, ao Jornal Diário do Grande ABC e a todos que de alguma forma ajudaram a mensagem a atingir mais pessoas. Vocês fizeram com que muitos recebessem Um Feliz Natal em 1000 Imagens: Obrigado.

O segundo para dizer que quanto maiores forem seus atos, maiores as respostas, assim sendo, faça cada vez mais e melhores ações, de algum modo você receberá mais e melhores reações.

Nos vemos em 15 dias,

Armando Vernaglia Junior
http://www.vernaglia.com.br
blog.vernaglia.com.br

Anúncios

2 Comentários »

  1. Valeu pela postagem Vinicius!
    Grande abraço,
    Armando Vernaglia Jr

    Comentário por Armando Vernaglia Jr — janeiro 16, 2009 @ 12:37 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: